Home / Dicas de Passeio / Ilha do caju no Delta do Parnaíba
Ilha do caju no Delta do Parnaíba

Ilha do caju no Delta do Parnaíba

A ilha está localizada entre o Maranhão e o Piauí e fica a 50 Quilômetros de Parnaíba, no Maranhão. O clima é quente e úmido com duas estações bem definidas, a chuvosa e a seca. A temperatura média na região é de 27°C. Sua paisagem é formada por dunas, mangues e ilhas fluviais.

Podemos encontrar cinco ecossistemas na região, sendo eles: mangues, dunas, matas, campos e alagados de água salgada. Além de ser um paraíso turístico, a Ilha do Caju é um dos poucos locais no Brasil onde se pode ter uma visão ampla da nossa diversidade em um território relativamente pequeno.

Fauna e flora da ilha

No tocante à fauna, o visitante vai se deparar com animais silvestres como: tatus, cotias, gatos-maracajás, tamanduaís, tucanos, jacarés de papos-amarelos, guaxinins, veados, raposas, pica-paus, jacus, macacos de várias espécies, guarás, colhereiros, garças, marrecas, tartarugas marinhas (gigante, pente e cabeçuda), botos e muitos outros.

Como chegar

Para chegar à Ilha, o visitante pode optar por partir de Araioses ou Tutóia no Maranhão ou Parnaíba no Piauí. Saindo de Parnaíba em lancha rápida a viagem dura uma hora e meia e uma hora partindo do Porto dos Tatus em Ilha Grande. De Tutóia, no Maranhão, em lancha rápida o visitante chega à Ilha do Caju em 40 minutos. Há a opção de fazer o percurso de chalana, que é um barco maior, mas o tempo de viagem aumenta, podendo chegar a 3 horas.


Exibir mapa ampliado

Curiosidades

A ilha ganhou este nome devido aos campos de cajueiros naturais e cultivados, localizados na parte central da ilha.

A Ilha do Caju é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, título dado à uma propriedade particular que, devido à sua biodiversidade ou aspecto paisagístico, é declarada “área de conservação da natureza”, gravada com perpetuidade pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis através do SNUC.

Você já visitou a Ilha? Diga-nos o que você achou da região, como foi a experiência e o que você acha que pode melhorar. Veja fotos da Ilha do Caju.

Você pode ler mais sobre a Ilha do Caju no Delta do Parnaíba em: Ilha do Caju

Ilha do caju no Delta do Parnaíba
Avalie essa postagem

Um Comentário

  1. Lugar maravilhoso. Gostei muito do todo o percurso delta ate a ilha do caju. O pessoal da ilha são muito receptivos. Pretendo voltar a ilha em outra opotunidade.

Escreva um comentário

Fique tranquilo, seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios *

*

whats
Scroll To Top