Primeiro, é importante ressaltar que o Delta do Parnaíba é um dos locais de paisagens mais lindas do mundo. E, está localizada nos estados do Maranhão e Piauí possuindo Parnaíba como porta de entrada.
Sem dúvidas, se trata de um fenômeno raro natural que acontece em locais como rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã.
Além disso, sua estrutura se parece com uma mão aberta, em que os dedos representam: Barra do Caju, de Tutoia, do Igaraçu, das Canárias e também Barra da melancia, que com essa ramificação, se transforma um gigante santuário ecológico.
Além de tudo, a história do Delta iniciou após a descoberta no século XVI através do explorador Nicolau de Rezende. Pois, ao navegar pelo litoral nordestino acabou chegando na divisa do Maranhão com o Piauí. Além disso, Nicolau utilizava bastante ouro em seu barco e um certo dia perdeu a carga nas águas do rio.
Ele permaneceu por cerca de dezesseis anos procurando, mas não conseguiu encontrar o seu ouro. Além disso, os índios Tremembés foram os habitantes nativos da região na época. Também, eram conhecidos como “peixes racionais” pois, eram nadadores com muita experiência.
Além do mais, diversos navegadores se aventuraram nas águas do Rio Parnaíba, saqueando, explorando e divulgando as belezas e riquezas daquela região.