Outros destinos
Explore os Lençóis Maranhenses, um paraíso único no mundo
Os Lençóis Maranhenses são um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo, com suas lagoas interdunares à beira-mar e uma paisagem única. Localizados no noroeste do Maranhão e distantes 250 km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses são um fenômeno único que atraem turistas em busca de uma experiência de imersão em pura beleza. Conheça o Guia dos Lençóis Maranhenses
Ao viajar para os Lençóis Maranhenses, é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno das lagoas em meio às dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem se transforma em um imenso deserto. Entretanto, independentemente da época do ano, os Lençóis Maranhenses são sempre uma experiência inesquecível. Veja alguns passeios aos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. Entre os passeios mais procurados estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Além disso, os turistas podem desfrutar de dias na praia do Caburé e em Atins, passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga, além de praticar kitesurfe. Uma das experiências mais incríveis é apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo.
Para quem desejar ir ainda mais fundo na experiência, é possível investir na travessia a pé por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa rota, que leva de três a cinco dias, é sonho de consumo de muitos aventureiros e certamente a melhor e mais intensa maneira de viver o lugar.
Chegar aos Lençóis Maranhenses pode não ser das tarefas mais simples, mas certamente vale cada segundo da viagem! Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais para fazer os passeios pela região: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. O ideal, para ver boa parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é conhecer as três. O único aeroporto na região é o Aeroporto de Barreirinhas, que recebe apenas voos de São Luís a um custo muito alto. Sendo assim, o melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).
Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Entretanto, independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam a todos os turistas pela intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza disso, basta assistir a um pôr do sol no alto das dunas ou dentro de uma das lagoas.
Outra opção é chegar de carro próprio ou alugado. A partir de São Luís, é possível pegar a BR-135 até Bacabeira, e de lá seguir pela MA-402 até Rosário, passando por Santa Rita e Axixá. Depois, é só seguir pela MA-306 até Barreirinhas. A viagem de carro dura em média 4 horas.
O que levar para os Lençóis Maranhenses
Ao fazer as malas para os Lençóis Maranhenses, é preciso levar em conta que se trata de um destino que une praia e deserto, por isso, é importante ter roupas leves, como shorts, saias e camisetas de tecido fresco. É recomendado levar também boné ou chapéu, óculos de sol, protetor solar e repelente, já que a região é propícia para mosquitos.
Para os passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é importante ter tênis ou sandálias adequadas para caminhadas, já que algumas trilhas são longas e com terreno irregular. Além disso, é importante levar uma mochila pequena para levar água, lanches e outros itens importantes.