Reza a lenda que uma trágica história de amor entre os filhos de duas tribos inimigas conta a origem desse belo cenário natural e turístico piauiense, a Lagoa do Portinho. Cercada por dunas que se movimentam com a ação do vento, o local é o ideal para o lazer e a prática esportiva. Passeios de barco, caminhada pelas dunas e muito forró aos finais de semana complementam o leque de opções para a diversão do visitante.
Os atrativos mais procurados por turistas e visitantes são o passeio de banana boat que proporciona uma viagem refrescante pelas águas cristalinas da lagoa através de um bote inflável em formato de banana, puxado por uma lancha. O momento mais esperado é o término do passeio, quando por meio de uma manobra radical, todos os ocupantes da banana são lançados nas águas da Lagoa do Portinho. Para que essa manobra não traga riscos aos ocupantes, os responsáveis cercam os banhistas de toda a segurança necessária, como o uso de coletes e o acompanhamento de um salva-vidas a bordo da lancha.
Para aqueles que não apreciam as brincadeiras aquáticas, é possível se aventurar na tirolesa, espécie de balanço que desliza por um cabo terminando a descida em um refrescante banho nas águas da Lagoa do Portinho. Outra atividade muito procurada, principalmente pelas crianças, é o snowboard, um tipo de surf praticado nas dunas cujo objetivo é equilibrar-se sobre uma prancha.
Como chegar à Lagoa do Portinho
A lagoa fica na divisa entre Parnaíba e Luís Correia e o acesso se dá através da rodovia BR-343 onde o motorista segue até a estrada que leva à lagoa. No local, existe uma colônia de férias que dispõe de hospedagem, alimentação, entretenimento, além de passeios de barco. Nos finais de semana, os restaurantes promovem shows de forró e de samba. A lagoa do Portinho é ideal para prática de esportes como o windsurf.
Ameaças à Lagoa do Portinho
Os riachos do Portinho e do Brandão abastecem a lagoa que deságua no Rio Igaraçu. Atrás das grandes dunas, vivem os pesadores da região que utilizam, principalmente, redes e tarrafas para pescar. Ao sul, a paisagem é formada por arbustos e vegetação típica de mangue.
Como a Lagoa do Portinho esta localizada na direção em que o vento carrega a areia, o processo de aterramento não cessará. Entre as praias do coqueiro e a lagoa existem centenas de dunas sendo levadas pela ventania em direção à lagoa num processo interminável, pois o rio Parnaíba após percorrer cerca de 1.850 km com suas águas barrentas vindo em direção ao nosso litoral continuará alimentando estas dunas.
Com o alto fluxo de visitantes em consequência do período de férias, os comerciantes comemoram o aumento no movimento. Com seu cenário alternativo que pode mudar conforme a direção dos ventos a posição das dunas, essa paisagem paradisíaca estará sempre a seu dispor esperando por ser contemplada.
Relacionados:
Nordeste Brasileiro: Tudo o que você precisa saber
As 16 melhores pousadas em Barra Grande Piauí
Ilha das Canárias
Praia do Coqueiro em Luís Correia
10 Principais Pontos Turísticos do Ceará
Ilha do caju no Delta do Parnaíba
As 8 Melhores Pousadas em Parnaíba
Cajueiro da Praia
10 Coisas para Fazer em São Luís do Maranhão
Praia de Atalaia em Luís Correia
Reveja o conteúdo...
Pingback: 10 pontos turísticos do Piauí que são imperdíveis - DRP Turismo
Pingback: Lagoa do Portinho 2023: lugar de beleza ecológica e turismo inigualável! - Conheca Parnaiba