Está planejando uma viagem até Parnaíba e ainda não sabe o que fazer por lá? Veja a seguir algumas dicas de lugares para visitar, melhorando ainda mais sua experiência no local. Confira:
Visitar o Delta do Parnaíba
O Rio Parnaíba e outros diversos rios fazem participação do maior delta em mar aberto das Américas. Essa junção cria uma espécie de labirinto de rios que acabam chegando até o mar em cinco barras diferentes. Essa disposição do Delta faz com que os canais dos rios possam ser visitados em diferentes percursos. Os passeios que saem de Ilha Grande – PI que fica cerca de 12km de Parnaíba. Os canais mais populares são: o das Canárias e o do Caju. O canal das Canárias é mais usado para a visitação do dia, onde dispõe de bons lugares para almoçar. Já o do Caju é ótimo para ser feito no final da tarde, onde o pôr do sol pode ser observado.
Visitar o Museu do mar
O museu do mar fica localizado no Porto da Barcas (centro histórico de Parnaíba). O museu possui padrão internacional, é um local que você encontra oficinas permanentes de teatro, dança, audiovisual. Além de muita historia sobre a região. Vale muito a pena conhecer.
A praia da Pedra do Sal
A praia da Pedra do Sal é uma das mais belas do litoral piauiense, é a uníca praia de Parnaíba. Localizada a 14 km de Parnaíba a praia encanta quem a visita. Famosa por suas grandes pedras que possuem formas curiosas. É a praia preferida pelos surfistas devido as ondas que se formam em um dos lados da praia.
Visitar a Beira Rio
A Beira rio é um lindo calçadão que fica as margens do rio Igaraçu onde você pode encontrar diversos restaurantes, pizzarias e bares. Ideal para um passeio noturno.
Conhecer os Lençóis Piauienses
Que tal fazer uma trilha de quadriciclo cruzando dunas, lagoas e outros desafios e conhecer um locais onde a paisagem se assemelham a obras de arte. São cerca de 3 horas de pilotagem, cada quadriciclo tem capacidade para 2 pessoas. É uma atração que você não pode perder.
Visitar a Praça Mandu Ladino (Quadrilhodromo)
A praça Manduladino é um dos pricipais pontos que os parnaibanos frequentam para se execitar, um local grande e bem arborizado. Na praça você encontra um castelo, isso mesmo um castelo e um trem. É um local perfeito para fazer algumas fotos e relaxar um pouco.
Visitar a Ilha das Canárias
Os passeios mais rápidos saem na parte da manhã direto do Igarapé dos Periquitos e rodeiam a costa da Ilha das Canárias. A maioria das lanchas chegam até a Boca das Canárias, uma foz bem conhecida. Mas, existe outra opção que é chegar ao Igarapé do Feijão Bravo, que fica entre as dunas e o mangue. Geralmente, as lanchas fazem uma parada para demonstrar a retirada de caranguejos no mangue e outra parada para que os passageiros se banham perto da foz, nas dunas. O almoço feito na Ilha das Canárias não está incluso no pacote do passeio das lanchas.
As maiores vantagens desse passeio é que as lanchas se deslocam bem mais rápido do que as embarcações maiores. Além disso, elas podem passar por locais mais rasos e estreitos. Quem não gosta muito de aglomeração também vai preferir esse passeio, já que o número de pessoas é reduzido. Em contrapartida, as desvantagens estão no valor do passeio. As lanchas são mais caras e o almoço também não é barato. Na maioria das vezes, as lanchas precisam ser fretadas, e isso encarece o passeio.
A revoada dos Guarás
Caso você tenha tempo para fazer passeios pelo Delta, escolha a Revoada dos Guarás. As lanchas saem no começo da tarde do Porto dos Tatus e vão até a foz do Caju. Essa foz é mais distante do que a foz das Canárias. Por volta das 5 horas da tarde, as lanchas vão até uma ilha que serve como dormitório para uma colônia imensa de guarás. Parece até que tudo é ensaiado. Os pássaros começam a chegar lentamente e quando você se dá conta, existe uma espécie de nuvem de pássaros por toda a parte. Todos eles tomam lugares nos troncos das árvores. Isso acontece todas as tardes. Quando não tem nuvens no céu, o show fica ainda mais bonito, pois o vermelho dos guarás fica ainda mais destacado pelo sol. A maior vantagem desse passeio com certeza é a experiência. Esse é um passeio que não se pode fazer com uma grande embarcação, pois elas precisam de cerca de 2 horas até chegar ao local. A desvantagem do passeio é a distância e não se pode fazer uma pausa para o almoço.
Conhecer a Lagoa do Portinho
Esse passeio é feito pelos limites de Parnaíba, onde podemos observar as dunas com mais clareza. Podemos contar com uma grande estrutura de restaurantes e bares que ficam lotados em épocas de férias e nos finais de semana, onde os passeios de banana boat são liberados. Parnaíba tem seus encantos. Pesquise sobre o local e aproveite!
Conhecer a Praça da Graça no centro
A Praça da Graça está localizada no centro de Parnaíba, ela é o marco zero da cidade. Repleta de história a praça possui 2 igrejas e um lindo jardim. É um local ideal pra tirar fotos e conhecer um pouco mais sobre a cidade.
Parnaíba cheia de riquezas e encantos
Depois dessa lista é dificil não ficar com vontade de viajar para esse pedaço de paraíso. Parnaíba é um cidade cheia de belezas naturais escondido no litoral nordestino e que precisa ser explorado. Venha se encantar com esse lugar maravilhoso você também.
Relacionados:
Transporte Teresina x Parnaíba (Privativo)
As 8 Melhores Pousadas em Parnaíba
Onde ficar em barra grande Piauí: Melhores opções de alojamento
Parnaíba, conheça a capital do Delta
Cachoeira do Urubu no Piauí
Praia de Atalaia em Luís Correia
Passeio pelas praias piauienses
Conheça as belezas do Delta do Parnaíba
As lagoas mais procuradas do litoral do Piauí
As 10 melhores pousadas em Luís Correia
Reveja o conteúdo... [Fechar]