Está planejando uma viagem até Parnaíba e ainda não sabe o que fazer por lá? Veja a seguir algumas dicas de lugares para visitar, melhorando ainda mais sua experiência no local. Confira:
Visitar o Delta do Parnaíba
O Rio Parnaíba e outros diversos rios fazem participação do maior delta em mar aberto das Américas. Essa junção cria uma espécie de labirinto de rios que acabam chegando até o mar em cinco barras diferentes. Essa disposição do Delta faz com que os canais dos rios possam ser visitados em diferentes percursos. Os passeios que saem de Ilha Grande – PI que fica cerca de 12km de Parnaíba. Os canais mais populares são: o das Canárias e o do Caju. O canal das Canárias é mais usado para a visitação do dia, onde dispõe de bons lugares para almoçar. Já o do Caju é ótimo para ser feito no final da tarde, onde o pôr do sol pode ser observado.
Visitar o Museu do mar
O museu do mar fica localizado no Porto da Barcas (centro histórico de Parnaíba). O museu possui padrão internacional, é um local que você encontra oficinas permanentes de teatro, dança, audiovisual. Além de muita historia sobre a região. Vale muito a pena conhecer.
A praia da Pedra do Sal
A praia da Pedra do Sal é uma das mais belas do litoral piauiense, é a uníca praia de Parnaíba. Localizada a 14 km de Parnaíba a praia encanta quem a visita. Famosa por suas grandes pedras que possuem formas curiosas. É a praia preferida pelos surfistas devido as ondas que se formam em um dos lados da praia.
Visitar a Beira Rio
A Beira rio é um lindo calçadão que fica as margens do rio Igaraçu onde você pode encontrar diversos restaurantes, pizzarias e bares. Ideal para um passeio noturno.
Conhecer os Lençóis Piauienses
Que tal fazer uma trilha de quadriciclo cruzando dunas, lagoas e outros desafios e conhecer um locais onde a paisagem se assemelham a obras de arte. São cerca de 3 horas de pilotagem, cada quadriciclo tem capacidade para 2 pessoas. É uma atração que você não pode perder.
Visitar a Praça Mandu Ladino (Quadrilhodromo)
A praça Manduladino é um dos pricipais pontos que os parnaibanos frequentam para se execitar, um local grande e bem arborizado. Na praça você encontra um castelo, isso mesmo um castelo e um trem. É um local perfeito para fazer algumas fotos e relaxar um pouco.
Visitar a Ilha das Canárias
Os passeios mais rápidos saem na parte da manhã direto do Igarapé dos Periquitos e rodeiam a costa da Ilha das Canárias. A maioria das lanchas chegam até a Boca das Canárias, uma foz bem conhecida. Mas, existe outra opção que é chegar ao Igarapé do Feijão Bravo, que fica entre as dunas e o mangue. Geralmente, as lanchas fazem uma parada para demonstrar a retirada de caranguejos no mangue e outra parada para que os passageiros se banham perto da foz, nas dunas. O almoço feito na Ilha das Canárias não está incluso no pacote do passeio das lanchas.
As maiores vantagens desse passeio é que as lanchas se deslocam bem mais rápido do que as embarcações maiores. Além disso, elas podem passar por locais mais rasos e estreitos. Quem não gosta muito de aglomeração também vai preferir esse passeio, já que o número de pessoas é reduzido. Em contrapartida, as desvantagens estão no valor do passeio. As lanchas são mais caras e o almoço também não é barato. Na maioria das vezes, as lanchas precisam ser fretadas, e isso encarece o passeio.
A revoada dos Guarás
Caso você tenha tempo para fazer passeios pelo Delta, escolha a Revoada dos Guarás. As lanchas saem no começo da tarde do Porto dos Tatus e vão até a foz do Caju. Essa foz é mais distante do que a foz das Canárias. Por volta das 5 horas da tarde, as lanchas vão até uma ilha que serve como dormitório para uma colônia imensa de guarás. Parece até que tudo é ensaiado. Os pássaros começam a chegar lentamente e quando você se dá conta, existe uma espécie de nuvem de pássaros por toda a parte. Todos eles tomam lugares nos troncos das árvores. Isso acontece todas as tardes. Quando não tem nuvens no céu, o show fica ainda mais bonito, pois o vermelho dos guarás fica ainda mais destacado pelo sol. A maior vantagem desse passeio com certeza é a experiência. Esse é um passeio que não se pode fazer com uma grande embarcação, pois elas precisam de cerca de 2 horas até chegar ao local. A desvantagem do passeio é a distância e não se pode fazer uma pausa para o almoço.
Conhecer a Lagoa do Portinho
Esse passeio é feito pelos limites de Parnaíba, onde podemos observar as dunas com mais clareza. Podemos contar com uma grande estrutura de restaurantes e bares que ficam lotados em épocas de férias e nos finais de semana, onde os passeios de banana boat são liberados. Parnaíba tem seus encantos. Pesquise sobre o local e aproveite!
Conhecer a Praça da Graça no centro
A Praça da Graça está localizada no centro de Parnaíba, ela é o marco zero da cidade. Repleta de história a praça possui 2 igrejas e um lindo jardim. É um local ideal pra tirar fotos e conhecer um pouco mais sobre a cidade.
Parnaíba cheia de riquezas e encantos
Depois dessa lista é dificil não ficar com vontade de viajar para esse pedaço de paraíso. Parnaíba é um cidade cheia de belezas naturais escondido no litoral nordestino e que precisa ser explorado. Venha se encantar com esse lugar maravilhoso você também.
Relacionados:
Cajueiro da Praia
10 Pontos Turísticos do Maranhão que são imperdíveis
As melhores Pizzarias em Parnaíba 2020
A Rota do Cavalo Marinho em Barra Grande-PI
Lagoa do Portinho em Parnaíba
Reveja o conteúdo...