O Porto das Barcas é um dos principais pontos turísticos de Parnaíba e fica localizado aos pés da ponte que liga o continente à Ilha Grande de Santa Isabel, às margens do rio Igaraçu.
História
No início do século XX foram construídos grandes armazéns para estocar mercadorias como cera de carnaúba e babaçu para exportar para paises da Europa como Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. O comércio era intenso e a região alcançou um alto grau de prosperidade. Em meados da década de 1940, o mercado internacional entrou em crise, Parnaíba perdeu espaço e o Porto das Barcas acabou ficando sem utilização dando início ao declínio da região.
O que você irá encontrar

Porto das Barcas – Parnaíba (foto: Matheus Machado)
Atualmente, o Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba concentrando diversas agências e pousadas além de lojas de artesanato. O local conta com um posto de polícia, bares, restaurantes e amplo estacionamento. Percorrendo o Porto das Barcas você encontrará as ruínas, um espaço muito bonito que guarda importantes momentos da história do Piauí.
O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas você também encontrará artesanato da região, que se reflete nos mais variados estilos e peças, da opala de Pedro II aos quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, passando pela arte santeira e lembranças da visita ao Delta do Parnaíba.
Onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de área de lazer e turismo. Venha conhecer Parnaíba, cidade de clima agradável e povo hospitaleiro.
Relacionados:
Praia do Coqueiro em Luís Correia
Cachoeira do Urubu no Piauí
As melhores Pizzarias em Parnaíba 2020
Os 10 passeios no Delta do Parnaíba mais procurados
Praia da Pedra do Sal
Litoral do Piauí
Comidas típicas do Piauí
10 Coisas para Fazer em Fortaleza
Praia do Macapá em Luís Correia
Um Pedacinho do Paraíso: Ilha Grande do Piauí
Reveja o conteúdo...
Pingback: O que fazer no Delta do Parnaíba? 2023