Home / Dicas de Passeio / Pontos Turísticos / Barra Grande Piauí
Barra Grande Piauí

Barra Grande Piauí

A praia de Barra Grande Piauí

Barra Grande é uma pequena vila de pescadores na costa do Estado do Piauí, distante, 450 km de Fortaleza-CE e 380 km de Teresina-PI. O lugar oferece uma atmosfera remota e relaxada e a principal atividade diária do local é a pratica do Kitesurf que oferece condições incríveis. A é vila um pouco longe dos grandes centros urbanos, porém, a BR-402 oferece belíssimas paisagens que acompanham quem se aventura a chegar até lá e fazer valer a pena a viagem. Imensas dunas, veredas, buritizais e trechos à beira mar fazem do trajeto um espetáculo à parte.

Já no local, os adeptos ao esporte sentem as condições excelentes para a prática do Kitesurf, vento grande e constante de 18-28 nós, praias de areia branca, mar liso e lagoas de águas rasas fazem de Barra Grande um lugar ideal para os iniciantes do kite e o estilo livre Kiteboarding Pro.

A região costeira de Barra Grande possui uma grande quantidade de rios que correm para o mar. Esses rios por sua vez, apresentam barreiras de areia que criam condições especiais formando grandes lagoas planas e rasas de água que dependendo das condições de maré, criam um ambiente único no mundo em que se pode velejar nas águas mais tranquilas, quentes e rasas da região, embalados por ventos fortes e constantes o lugar é inteiramente rodeado de praias de areia branca e banhado por um mar azul de águas calmas e quentes, proporcionando aos visitantes momentos únicos de paz e tranquilidade. A cidade oferece belas pousadas à beira mar com instalações rústicas e aconchegantes, a vida noturna é bastante tranquila e a melhor pedida é uma convidativa caipirinha acompanhada de uma boa conversa com os amigos. Faz parte do estilo de vida dos moradores nativos serem incrivelmente acolhedores e prestativos, assim como os funcionários e prestadores de serviço locais. Quem pretende visitar esse paraíso no nordeste brasileiro não pode deixar de lembrar que existe outra praia no sul do país que tem o mesmo nome, é sempre bom buscar informações acrescentando o estado correto (Barra Grande-PI).  Os valores de alimentação e demais serviços dependem da alta ou baixa temporada e a vila conta com uma agência da Caixa.

Barra Grande Piauí

Barra Grande Piauí

O que fazer em Barra Grande?

Além de curtir a paradisíaca praia de Barra Grande, os visuais surpreendentes, a culinária inconfundível dessa vila de pescadores. Existem várias opções de lazer como a pratica do kitesurf, o stand up (SUP), o passeio do cavalo-marinho e muito mais. E a noite de Barra Grande não deixa a desejar. Coberta por um céu repleto de estrela, a opção da noite é sair pelas estreitas ruas de areia e dar uma volta pelo vilarejo. Neste Percurso você encontrará restaurantes, bares e pizzarias com o estilo Rustico e simples que um local bacana merece.

Barra Grande Piauí

Barra Grande Piauí

Em Barra Grande, quatro associações de condutores de turistas fazem vários tipos de passeio e recebem turistas de várias partes do Brasil e do mundo durante todo o ano, são elas: Tremembés, Caju Ecotur, Nativos Arte-Ecotur e Barratur. As quatro associações recebem apoio logístico e técnico da ONG italiana Cospe (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes), que promove cursos de treinamento para qualificar os condutores que recebem os turistas.

Natureza virgem, aves em seu habitat, Hippocampus ou cavalo-marinho, caranguejos. Tudo isso pode ser visto em um único passeio de barco pelo rio Camurupim, no povoado de Barra Grande no Piauí. Além da tradicional paisagem da praia, o visitante pode optar por fazer o passeio da rota do cavalo-marinho, feito de canoa a remo  que inclui passagens  por igarapés e ilhas. No trajeto é possível observar a diversidade da fauna e flora local.

 

Passeio em Barra Grande

O passeio existe há vários anos e o percurso faz parte da APA, área de proteção ambiental, que começa no Maranhão e termina no Ceará. São 9303 km  de natureza, apresentados ao turista valorizando a natureza e também a diversão, como o “fraldão”, banho conhecido devido a posição do colete salva-vidas. O visitante simplesmente se deixa levar pela correnteza.

A rota do cavalo-marinho feita pelos condutores de turismo das associações de Barra Grande trabalham pela preservação da natureza  e também para manter contato direto do turista com o meio ambiente, é o ecoturismo. E quando o cavalo-marinho aparece é colocado em um vidro transparente para não ser machucado. Todas as atenções, neste momento, se viram para ele. Logo depois é colocado novamente em seu habitat natural.

Passeio do cavalo-marinho | Barra Grande Piauí

Passeio do cavalo-marinho | Barra Grande Piauí

O trajeto de dois quilômetros  no rio Camurupim ainda dá oportunidade de ver variedades de peixes e aves e perceber como  os pescadores e catadores de caranguejo tiram seu sustento no leito do rio. A rota é uma descoberta para quem visita o rio de água salgada, rodeado de riquezas naturais.

E não para por aí. Barra Grande é também destino dos praticantes de kitesurf. Os ventos fortes, entre 18 e 30 nós, formam as melhores condições para a prática do esporte. Tanto é que há escolas especializadas no local para os iniciantes.  À noite, os diversos bares fazem a balada do vilarejo.

 

Como chegar em Barra Grande?


Exibir mapa ampliado

Barra Grande Piauí
5 (100%) 1 vote

6 Comentários

  1. E os precos para meu facek

Escreva um comentário

Fique tranquilo, seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios *

*

whats
Scroll To Top