Home / Dicas de Passeio / Parnaíba, conheça a capital do Delta
Parnaíba, conheça a capital do Delta

Parnaíba, conheça a capital do Delta

Com uma população de 150 mil habitantes, Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí. O crescimento nos últimos dez anos fez com que a cidade se tornasse destaque nacional com altas taxas de desenvolvimento. Cidade turística e universitária, atrai visitantes de todas as partes, o que torna o dia-a-dia do parnaibano muito mais rico já que a mescla de culturas diferentes é ampla.

Em relação ao turismo, destaca-se por ser a principal porta de entrada para o Delta do Parnaíba, ponto turístico pertencente ao roteiro integrado da Rota das Emoções. Turistas do mundo inteiro visitam a cidade todos anos para conhecer o delta. O centro histórico e o Porto das Barcas contam muito da história parnaibana e piauiense.

 

Porto das Barcas - Parnaíba-PI

Noite no Porto das Barcas vista de cima da ponte Simplício Dias – Foto: Larissa Militão

O nome da cidade vem do Tupi-Guarani e significa rio de águas barrentas fazendo referência ao rio Parnaíba. Em suas origens, a região era habitada pelos índios Tremembés, antes da chegada dos colonizadores portugueses. Diz a história que Nicolau Resende, um dos primeiros a chegar por aqui, perdeu toneladas de ouro em um naufrágio na foz do rio Parnaíba e por isso, ficou aqui por mais de 15 anos na tentativa de resgatar a riqueza perdida. Porém, o navegante português não obteve êxito.

 

Estrutura de Parnaíba

Parnaíba conta com um aeroporto internacional e terminal rodoviário. Possui campus das Universidades Federal e Estadual do Piauí e a particular Uninassau. Na saúde, conta com um hospital de grande porte, o hospital Estadual Dirceu Arcoverde, a Santa Casa de Misericórdia, SAMU e Farmácias por toda a cidade.

A base de economia é o comércio e serviços seguido do ramo de restaurantes. Com uma população jovem, ainda carece de investimentos em setores chave, mas está caminhando a passos largos em direção ao desenvolvimento.

Em datas comemorativas ou feriados, a cidade muitas vezes recebe artistas da música nacional, da televisão e do esporte atraindo turistas em outras datas além do Reveillón e Carnaval.

A região é composta por uma interessante fauna e flora, muitos em extinção, sendo um fator relevante para a visita de pessoas do mundo todo. O turismo é uma área em franca expansão, com uma boa rede hoteleira e diversas agências de turismo, o visitante encontra diversidade e conforto quando procura passeios para a região do Delta do Parnaíba.

Os melhores Hostels em Parnaíba 2017

As 10 Melhores Pousadas em Parnaíba 2017

Parnaíba, conheça a capital do Delta
3.5 (70%) 2 votes

6 Comentários

  1. Cidade linda!!

  2. Sim estive uns tempos parnaiba adorei

Escreva um comentário

Fique tranquilo, seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios *

*

whats
Scroll To Top